Por Luciana Maia Lemgruber

 

Aos 12 anos, recebi a ligação que mais esperava na vida. Era a Andi, nossa querida Andiara Braga, à época diretora do Departamento de Infância e Juventude, DIJ, me convidando para ser evangelizadora no Paulo de Tarso. Meu sonho era participar daquele time que me parecia ser de super-heróis. Depois, entendi que a capa que via em meus evangelizadores era “apenas” um amor intenso que tinham ao me ensinar – a capa era real, eram sim heróis e foram todos heróis, ao menos para mim!

Ali comecei a estudar e aprender sobre pedagogia, ensino, Espiritismo, apesar da minha formação acadêmica e profissional não ter nenhuma vinculação com a educação. Me tornei uma heroína como eles e comecei a ensinar e levar o que havia de melhor em mim para as crianças. Depois de algum tempo, comecei a me identificar mais com os jovens e, por isso, neste nicho foquei meus estudos e experiências. 

Acontece que, 20 anos depois, em 2020, entendi que de nada mais valia tanto aprendizado: eu não podia mais olhar nos olhos dos meus evangelizandos e não conseguia mais ensinar sobre amor…. abraçando! A pandemia trouxe uma realidade nova para todos nós – seria o fim da evangelização, é impossível ensinar sem toque!! PS: minha queda pelo drama sempre existiu, esse fato não é novidade! 

A grande novidade era que o mundo digital é a casa dos jovens – eles amam o computador, a internet e o contato virtual. Foi aí que criamos um projeto inovador: tornamos os nossos jovens… influenciadores digitais! 

O projeto do Instagram surgiu vendo outros influencers espíritas – não há nada mais natural e moderno que ensinar pela plataforma queridinha do momento. Dividimos a turma em dois grandes grupos, cada um responsável por uma página no Instagram. Eles criaram as páginas, seus nomes e, por fim, os conteúdos. Nos dividimos de modo a termos um evangelizador em cada time e um terceiro como “juiz” do jogo. 

O mais interessante é que não importa o vencedor – os adolescentes do CEPT criaram, sozinhos, duas páginas que hoje geram conteúdo espírita! Eles superaram-se, foram criativos, desenharam, tocaram violão, estudaram as obras básicas e complementares, aprenderam a mexer com softwares e aplicativos! Nossos jovens tornaram-se verdadeiros super-heróis – lembram daqueles que levavam palavras de amor na minha infância? Acho que eles conseguem fazer isso hoje; a diferença é apenas que não só as crianças são atingidas, mas todos aqueles que acessam a internet. 

“Obreiros” ou “Evidentes”, os meninos do nosso CEPT conseguem, hoje, graças à pandemia, juntar jovens em diferentes partes do Brasil, ou do Canadá, ou da Alemanha, e fazer conteúdo de qualidade! Que alegria é ter nossos meninos que saíram de perto, por perto todos os domingos!

Jovens de todo o mundo! Vamos, juntos, fazer da Terra um planeta melhor?

Se você é jovem, assista às nossas aulas! Se não é, acompanhe as nossas páginas no Instagram! O importante é manter-se informado! Sempre!

Clique abaixo e conheça os perfis do Instagram da nossa juventude! Siga e curta os posts: vamos ajudar a multiplicar os cliques de amor na Internet:

 

 

 

× Como posso te ajudar?