Bazar de Artesanato Maria do Socorro
Maria do Socorro Meschick
Há 29 anos, o Paulo de Tarso reúne um grupo de voluntários para confeccionar diversos trabalhos e, com isso, ajudar a sustentar as obras sociais do Centro Espírita Paulo de Tarso (CEPT).
Célia Maia – fundadora
No início, em 1991, a fundadora Célia Maia, reuniu diversas voluntárias. Uma senhora muito querida logo se destacou, era carinhosamente chamada Vovó Margarida. Todas trabalhavam incansavelmente para que o bazar se desenvolvesse. Elas se reuniam na casa da d. Célia e levavam muitas coisas para fazer em casa e traziam para vender, especialmente durante os almoços beneficentes da casa.
Mais tarde uniram-se a elas Maria do Socorro Meschick e Bia Meschick. D. Socorro logo se destacou e abraçou com muito entusiasmo e amor o bazar. Ela trazia produtos do nordeste para o bazar, além do material que produzia em casa. Com o passar do tempo, novos colaboradores apareceram e, paulatinamente, o movimento foi crescendo.
Solange, Bia e Maria do Socorro
Em 1997, o CEPT começou a participar do Bazar Natalino, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Nesta época, o Bazar passou a ser coordenado duplamente pelas irmãs Solange e Iracema que, junto ao grupo, nomearam o bazar em homenagem à Maria do Socorro Meschick, que desencarnou deixando em todos muita saudade e o amor pelo nosso bazar.
O grupo continua firme no trabalho até hoje, contando com muitas colaboradoras que atuam comprando materiais, solicitando outros tantos para amigos e produzindo diversos produtos que, após vendidos, têm a renda revertida para as obras assistenciais da casa.
Solange
O sortimento do Bazar conta com diversos produtos de utilidades domésticas e pessoais, tais como kits com panos de prato, bate-mão e puxa-saco; toalhas de banho e de lavabo, bolsinhas de vários modelos, objetos de decoração, tapetes, toalhas de mesa, aventais e muitos outros. Vale ressaltar que muitos dos objetos são recebidos em doações, reciclados e colocados à venda por preços módicos.
Os trabalhos são confeccionados na oficina de costura Irmão Glacus e Geraldo de Aquino, que funciona na sala Célia Maia, na sede do Centro Espírita Paulo de Tarso, às segundas e quartas, das 14h30 às 17h30.
Revisado em 20 de agosto de 2019