Skip to content

História

Fundado em maio de 1990, o Centro Espírita Paulo de Tarso é essencialmente uma casa de amigos, reunidos para estudo da Doutrina Espírita e trabalho caritativo. A palavra do Cristo leva à união, e esta à fraternidade. Jesus jamais se negou a atender aos oprimidos – “os sãos não precisam de médico”, resgatando para a sociedade os repudiados, como doentes e prostitutas, ou desmerecidos. Mas não parou aí. Ensinou que a verdadeira doença é a do espírito, e dirigiu-se também aos homens que a sociedade prezava, mostrando um novo reino cuja chave é o amor, e no qual os títulos do mundo não fazem história.

Ciente das limitações de cada um, o Centro Espírita Paulo de Tarso adotou o lema “Revivendo, hoje, o amor cristão”, que significa alemejar a singeleza de Jesus e de seus primeiros seguidores, que emprestavam os próprios lares ao culto, e a vida ao ideal. Tudo isso à luz do Espiritismo, doutrina ensinada pelos espíritos e codificada por Allan Kardec em meados do Século XIX, que busca compreender a palavra do Cristo diante das conquista da religião, filosofia e ciência nos séculos que seguiram à sua passagem na Terra. Tendo como postulado “fora da caridade, não há salvação”, a Doutrina dos Espíritos mostra que o caminho da renovação é o trabalho para o próximo, seja qual for o credo que se professe, e que nas vidas sucessivas temos novas oportunidades de redenção e crescimento.

Como os sonhos sempre superam a realidade, no início o CEPT almejava auxiliar apenas dez famílias do Varjão com cestas básicas. Hoje, mais de 130 famílias são socialmente atendidas, enquanto crianças e jovens participam das atividades do Insituto Brilhar.

A preocupação com a melhoria espiritual não poderia faltar. Crianças e adolescentes são evangelizados aos domingos pela manhã, enquanto os adultos encontram no Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita uma ótima oportunidade para estudar e trilhar seu caminho na reforma íntima.

Os valores cristãos do trabalho e amor ao próximo são cultivados, forjando homens e mulheres dignos. Eis o Paulo de Tarso, uma casa de amigos onde se busca vivenciar o Evangelho de Jesus, ajudando os necessitados do corpo, da sabedoria e do espírito.

 

Revisado em 20 de fevereiro de 2015.

Fotos(s): 
História
História
História
História
sfy39587p00